Google
Custom Search

25 de set. de 2012

FÉ PARA A SALVAÇÃO



ASSUNTO: A única condição prévia que Deus requer do homem .
Quem crer será salvo, porém aquele que não crer por si mesmo já está condenado.A fé não é somente uma confissão a seu respeito, mas também uma ação, desejo de seguir a Cristo como seu Senhor. Mateus - 4:19.
E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Lucas -9: 23,25; João -10:4,27;12:26 – Apocalipse-14:4.
Quatro elementos principais para a fé.
Fé significa: Crer - Confiar fielmente no Cristo crucificado e ressurreto como Senhor pessoalImporta crer de todo o coração
Romanos -6:17,18,19. Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecadoobedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entreguesE, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça. Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia, e à maldade para maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para santificação.
A fé inclui arrependimento“- Desviar do pecado verdadeiramente. Atos -17: 30. Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam.
Voltar-se para Deus através de Cristo. “FÉ e Arrependimento”. Atos -2: 38. E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.
“A fé inclui obediência a Jesus Cristo e a sua Palavra, viver inspirado por fé, por nossa gratidão a Deus pela obra regeneradora do Espírito Santo em nós. 
Hebreus - 5 :8,9. Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu.
E, sendo Ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem.
(A obediência que provém da fé)
FÉ, Santificação e dedicação, são inseparáveis -Sem santificação e sem fé é impossível agradar a Deus.
Fé sincera, dedicação pessoal e fidelidade a Jesus Cristo se expressam na confiança, no amor, na gratidão na fidelidade para com Ele.
Fé no sentido maior, não é diferente no amor. É uma atividade pessoal de sacrifício e de abnegação para com Cristo. Mateus -22: 37; João -21: 15,17; Atos -8:37; Romanos -6: 17; Gálatas -2: 20; Efésios -6: 6,7.
1 Pedro -1: 8,9.  Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso; alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas.
“Confiar em Deus” -esperar em Deus.
Deus prometeu, e o ser humano deve crer, confiar nas suas promessas.
A primeira promessa de Deus ao ser humano pecador foi em Gênesis -3:15. Ele prometeu um descendente, predestinou um para a salvação dos homens.
A Justiça de Deus seria feita a favor dos seres humanos na terra, o ser humano tinha que confiar pela fé na “Palavra de Deus”. Pela fé teriam esperança, perseverança até cumprimento da Lei em Jesus Cristo.
Para resgatar um escravo pela Lei, tinha que um parente comprar, pagar o resgate,”fiança” para libertar o escravo da prisão.
Justificar-”apagar os pecados de alguém; liberto da lei do pecado cometido; redenção; libertar mediante o pagamento de um preço de resgate. (Tito -2.14)
Romanos -3: 21. Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas;
Romanos -3: 22,23,24. Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; (confiam pela fé)porque não há diferença. Pela lei: Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em CristoJesus.(FÉ e graça)
Propiciação -”Ato realizado para aplacar a ira de Deus, de modo a ser satisfeita a sua santidade e a sua justiça, tendo como resultado o perdão do pecado e a restauração do pecador à comunhão com Deus. No Antigo Testamento, a propiciação era realizada por meio de SACRIFÍCIOS de animais, os quais se tornaram desnecessários com a vinda de Cristo, que se ofereceu como sacrifício em lugar dos pecadores (Êxodo -32:30; Romanos -3:25; 1João -2.2). Expiação-”Ato mediante o qual os pecadores são reconciliados com DEUS pela eliminação do pecado, que faz separação entre DEUS e os pecadores. O Dia da Expiação, no Antigo Testemento, era um jejum anual, quando o sumo sacerdote entrava no Santo dos Santos para fazer expiação pelos pecados do povo (Levítico -16). Os sacrifícios oferecidos no Dia da Expiação purificavam a nação inteira do pecado até mesmo das transgressões inconscientes. Posteriormente, a morte de Cristo fez a expiação definitiva a favor dos crentes, tornando desnecessário qualquer sacrifício para o pecado. (Hebreus -9,23-28).
Ressurreição- Ato de voltar à vida após ter morrido. É aplicável tanto a justos quanto a ímpios. (Daniel -12:2).
A ressurreição de JESUS (Mateus -28:1,10), junto com a sua morte, é consideradaessencial para a salvação do crente. (Romanos -4.25). O qual por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação; garante a nossa ressurreição “VIDA ETERNA”. (1Corintios -15:12,13,14,). Ora, se prega que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como dizem alguns dentre vós que não há ressurreição de mortos? E, se não há ressurreição de mortos, também Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé.
Romanos -3: 25,26. Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.
Romanos -6:9. Sabendo que, tendo sido Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte não mais tem domínio sobre ele.
A pena de morte espiritual foi anulada, a dívida para com Deus foi perdoada, o pagamento exigido pela lei da pena de morte- Jesus “Morreu”,pagou a dívida dos seres humanos pecadores da terra. Assim foi feita a justiça de Deus na terra, Deus cumpriu sua promessa de enviar um descendente para aniquilar o poder da morte. Estamos livres da morte espiritual, temos vida após a morte pela graça e a misericórdia de Deus.NÂO MAIS MORREMOS“.
O caminho a seguir para não receber a segunda pena de morte - a separação eterna de Deus, após a ressurreição.
Romanos -6:12,13. Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências; nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça. Mas o justo viverá da fé.
Hebreus -9:28. Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que O esperam para salvação.
Pela fé esperamos reinar com Cristo. Sem fé não há esperança, nem amor e nem seremos perfeitos, aprovados por Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe comentarios obrigado.

Postagens populares